Minha dica rápida e direta é a seguinte: aprenda a pronúncia das palavras tão logo você aprenda uma palavra nova. Por exemplo, digamos que hoje você se deparou com a palavra 'mayor' (prefeito). Não aprenda só o seu significado, aprenda também que sua pronúncia mais comum é parecida com 'mér'. Ou seja, ela 'mayor' rima com 'chair'. Nunca deixe para aprender a pronúncia depois de algum tempo! Procure aprenda na hora em que aprender a nova palavra. Se deixar para depois, você terá mais dificuldades.
Dessa forma, sempre que você aprender uma palavra nova procure repeti-la em voz alta várias vezes. Assim, você se acostuma com o som e com o modo de falar a palavra. Não repita apenas uma ou duas vezes. Repita várias vezes mesmo! Outra dica importante: procure não repetir a palavra isoladamente apenas; vale a pena você ler algumas sentenças na qual a palavra seja usada. Assim, você se acostuma com ela em contexto, acompanhada de outras palavras.
Outra dica que considero essencial é essa: não procure por regras ou padrões e nem ao menos pense que uma letra será sempre pronunciada do mesmo jeito. Isso, infelizmente, não é possível em inglês. A letra 'i', por exemplo, não é pronunciada sempre do mesmo jeito. A prova disso está nas palavras 'I' (eu) e 'sit' (sentar-se). Ou ainda, a letra 'a', que no alfabeto é pronunciada como 'ei', mas em uma sentença poderá ser apenas 'a'; já em 'apple' (maçã) soa como 'é'.
O mesmo vale para palavra maiores. 'Ache' (dor), por exemplo, é pronunciado como 'eik'; mas, em 'moustache' (bigode) a pronúncia é algo como 'mustaxe'. A palavra 'paid' é pronunciada 'peid'; mas, 'said' é pronunciada 'séd'. Outras vezes, a mesma palavra pode ter pronúncias diferentes e isso dependerá do seu significado no contexto. Um exemplo e 'bow' que pode ser pronunciada como 'bau' ou algo como 'bou'. A diferença nesse caso estará no significado (uso) de cada palavra.
Como você aprende isso tudo? Só com o tempo. Não é de uma hora para outra. Não pense que as pessoas já aprendem tudo na primeira vez. Enfim, no final o que importa mesmo é a dedicação e a prática constante. Do contrário, você não aprenderá a pronunciar as palavras corretamente em inglês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário