Hi, Friends!

Hi, Friends!
Sejam bem-vindos ao Blog Aprendendo Inglês! Eu sou o Prof. Egnaldo Dias e criei esse blog com o intuito de ajudar professores, pais, alunos, amigos e mais pessoas que precisam da língua inglesa para desenvolver alguma atividade ou apenas estudar. Espero que os conteúdos aqui publicados sejam úteis para você!

sábado, 23 de julho de 2011

Como achar o sujeito de uma oração em inglês?



Hi, guys!

Hoje, vamos tentar elucidar uma dúvida que muitos alunos iniciantes  têm. O que é um sujeito numa oração em inglês e como fazer pra achar esse sujeito?
Bem, o sujeito é quem faz uma determinada ação . Ele pode ser um pronome, um nome, ser composto, ser uma oração e  pra se descobrir qual é o sujeito, pergunte : Quem ou qual ( Who or what ). Vamos aos exemplos, que sempre facilitam a nossa vida.
Kate is my friend . Pergunte: Quem é minha amiga? ( Who is my friend? ) Resposta: Kate. Então, Kate é o sujeito.
She is my friend . Pergunte: Quem é minha amiga? Resposta: She. Então, she é o sujeito e she é um pronome.
That guy speaks English very well . Pergunte: Quem fala inglês muito bem?  ( Who speaks English very well? )Resposta: Aquele cara. ( That guy ) Então aquele cara é o sujeito da oração.
My boss, a very stubborn man, doesn´t listen to me! Pergunte: Quem não me ouve?( Who doesn´t listen to me?) Resposta: Meu chefe, um homem muito teimoso. ( My boss, a very stubborn man ). Então, esse é o sujeito da oração.
Everything is ready . Pergunte: O que está pronto?( What is ready? )  Resposta: Tudo. ( everything ) Então, tudo ( everything ) é o sujeito da oração.
The man and the woman were talking  on the telephone. Quem estava falando no telefone?  ( Who were talking on the telephone? ) Resposta: O homem e a mulher. ( The man and the woman ). Então , o sujeito da oração é: o homem e a mulher. Se substituirmos esse sujeito por um pronome, usaríamos ” they ” e a oração ficaria assim: They were talking on the telephone.
It´s raining . Fenômeno da natureza, em português, caracteriza sujeito inexistente, mas em inglês , isso não existe, logo nesse caso precisamos de um sujeito e ele será  IT.
Muitas vezes, o sujeito pode ser uma frase , por exemplo:
The man who  followed you last night was my father´s friend. Pergunte: Quem era o amigo do meu pai? ( Who was my father´s friend? ) Resposta: O homem que te seguiu a noite passada.( The man who followed you last night ) Então, essa oração inteira é o sujeito .
Note que sempre depois de localizar o sujeito o que segue é um verbo. Olha os exemplos acima e veja que eu os marquei  em azul. Lembre sempre que o verbo acompanha o sujeito.
Uma consideração: Não importa se o sujeito é uma palavra só, se são duas, ou se é uma frase inteira com várias palavras. O mais importante é que você leia e perceba quem está fazendo a ação . Uma vez visto isso, o resto é praticar sem medo .

Espero que tenha valido a dica de hoje.

Thank you, bye!

Nenhum comentário:

Postar um comentário