1
Onde no texto esta a resposta? Na maioria dos casos há uma frase específica que é a resposta da pergunta. Em muitos casos o parágrafo onde está a resposta inclui comparações, exemplos ou argumentos extras que não são necessários para a resposta completa, podem até confundir ou fazer uma resposta ser totalmente errada se forem indevidamente incluídos.
2
Ficou em dúvida? Volte a pergunta, perguntas como "O que o autor disse sobre ...", "Qual a conclusão do estudo ...", "O que são ... mencionadas no texto ...", "Para que servem ..." e etc costumam estar presentes no texto, na frase onde esta a resposta.
3
Pronomes, advérbios, sujeitos, objetos e conectivos não são enfeites! Trocar o entendimento de "é por isso que ..." por "é através de ...", ou "ficou por tantos anos ..." por "a tantos anos atrás ...", "nunca antes ..." por "talvez fosse possível ..." e etc acabam invariavelmente levando a respostas erradas. Os entendimentos imprecisos como "perdeu valor" sem dizer "perdeu valor porque ..." ou "perdeu valor depois que ...","sempre mudam" sem dizer "mudam com ..." ou "mudam velozmente ou lentamente", são respostas incompletas em questões dissertativas. Em questões de múltipla escolha é comum algumas alternativas apresentarem essas variações, assim quem não presta muita atenção acaba marcando a alternativa errada.
4
Que palavra é essa? Antes de mais nada, é um substantivo, verbo, adjetivo ou advérbio? Em boa parte dos casos é bastante fácil identificar pela simples posição da palavra na frase. Algumas vezes o contexto dá "dicas", por exemplo, um substantivo qualquer é o nome de alguma objeto doméstico, se o parágrafo esta no contexto de uma cozinha, é possível deduzir qual é o objeto. Verbos, adjetivos e advérbios costumam ter sinônimos muito comuns e que não alteram o entendimento (mas podem alterar o significado!), como por exemplo os sinônimos: cair, derramar, derrubar, decair e afundar. É muito útil saber os sufixos e prefixos das palavras, boa parte das palavras desconhecidas são na verdade derivadas de palavras conhecidas
5
Phrasal verbs e expressões. Um phrasal verb como "think trough" pode ser desconhecido, mas as palavras "think" e "trough" não. No exemplo, sabendo-se que a primeira é "pensar" e a segunda é "através", deduz-se que o phrasal verb é "pensar bastante". O "através" do phrasal verb indica o processo de passar por etapas ou métodos enquanto se esta pensando. Em inglês tambem é muito comum as palavras formadas por duas outras palavras, como "sunrise". Se "sun" é Sol e "rise" é subir, então"sunrise" é subir do Sol, ou nascer do Sol.
6
Voz passiva ou ativa? A voz passiva ou ativa não interfere nos fatos! Algumas vezes as respostas podem estar erradas porque inverteram o sujeito e o objeto, ou porque inverteram causa e consequência. Em questões de múltipla escolha esta também é uma coisa muito comum, algumas alternativas invertem a causa e a consequência, ou trocarem o sujeito pelo objeto e vice-versa.7Espaços para completar? Algumas questões de múltipla escolha oferecem alternativas para completar uma frase ou diálogo. Se uma alternativa é gramaticalmente incorreta, como um verbo no tempo errado ou um substantivo onde deveria haver um advérbio, então a alternativa é certamente errada. Mas nem toda alternativa gramaticalmente correta é a alternativa correta! Nesses casos o importante é o contexto, as frases sequintes e anteriores precisam ser levadas em consideração para saber qual das alternativas é a correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário